20 de abr de 2012

Estado do RS vai oferecer "Carteira de Nome Social' para travestis e transexuais‏

Meninas e meninos,

Mais uma conquista, resultado de nosso trabalho na ONG Igualdade-RS. O lançamento oficial está previsto para 17 de maio, o Dia Internacional de Combate à Homofobia.

Estado vai oferecer "Carteira de Nome Social' para travestis e transexuais

Foto destaque
  • Integrantes do GT reuniram-se para debater as últimas definições da nova carteira
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) através de um Grupo de Trabalho (GT), está concluindo o projeto da ‘Carteira de Nome Social', para travestis e transexuais nos registros estaduais, que servirá também como documento de identificação nos serviços públicos prestados pelo Estado. No documento, expedido paralelamente com a Carteira de Identidade, constará o número do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Física (CPF).

Integrantes do GT, sob a coordenação da chefe de Gabinete da SSP, Raquel Gomes, reuniram-se nesta terça-feira (17), para as últimas definições da nova carteira, na sede da SSP, em Porto Alegre. A confecção desse documento vai além do que ficou determinado no Decreto nº 48.118, de 27 de junho de 2011, que dispõe sobre o tratamento nominal, inclusão e uso do nome social de travestis e transexuais. O decreto estabelece que "nome social" é aquele pelo qual travestis etransexuais se identificam e são identificados pela sociedade.

"Consideramos que somente fazer o cadastro desse nome no sistema da SSP não seria suficiente e, em reunião com o público abrangido, surgiu a idéia da confecção da ‘Carteira de Nome Social', que já está se tornando uma realidade", disse Raquel.
Para a efetivação do nome social, as pessoas interessadas deverão se dirigir ao Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), onde o cadastro será feito com toda segurança e transparência pelos mesmos servidores que confeccionam a Carteira de Identidade. Esse cadastramento permitirá que os operadores da segurança pública tenham acesso online ao nome social cadastrado, através dos bancos de dados da SSP, na qual o nome civil também aparecerá na mesma tela.

Integram o GT representantes das vinculadas da SSP: Polícia Civil, IGP, Brigada Militar, Susepe, além da Ouvidoria da Segurança Pública. 

--
------
Igualdade RS - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul
http://www.aigualdaders.org/

Cultura Crossdresser: http://www.culturacd.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7101916177758444867
Twitter: @Luisa_Stern e @CulturaCD
Facebook: http://www.facebook.com/luisa.h.stern
não esqueça de olhar seus e-mail no minímo, uma vez por semana, e sempre de um alosinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário