5 de mar. de 2012

SENAC: Programa Portal do Futuro 2012‏

Senac Rio prepara jovens para megaeventos internacionais no Rio
Programa Portal do Futuro 2012 abre 300 vagas para capacitação em gastronomia e hotelaria
 
Atento para o crescimento econômico, nos megaeventos e na atual demanda do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro, o Senac Rio oferece pelo  programa  Portal do Futuro a oportunidade para  jovens de baixa renda e em risco social se prepararem para a primeira experiência profissional. Com aulas de cidadania e de inglês, e capacitação em cursos de hotelaria e gastronomia, além de vivência profissional em uma empresa, o projeto social abre 300 vagas para quem tem entre 16 e 24 anos de idade.
 
As inscrições podem ser feitas de 5 de março a 13 de abril em uma das oito unidades do Senac Rio que receberão o Portal do Futuro. Os cursos disponíveis são de bartender, de organizador de eventos e de recepção em meios de hospedagem. Para participar, é necessário ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos e cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio. Na inscrição, o candidato deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência (menores de 16 devem apresentar, ainda, documentação do responsável). Após essa etapa, há um processo de seleção. As aulas começam no dia 7 de maio.
 
O Programa
 
O Portal do Futuro existe desde 2000 e já formou mais de seis mil pessoas. O objetivo é atuar junto ao jovem para transformá-lo no convívio social e para a vida profissional. Em 2012 será a primeira vez que o programa é exclusivamente direcionado para a área de gastronomia e turismo, e oferece, além da programação pedagógica, um curso de capacitação profissional. Em 2011, uma pesquisa do Senac Rio apontou que 97% dos alunos egressos do programa declararam ter percebido mudança em suas vidas profissionais.
 
Durante os sete meses do programa, os alunos têm 316 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos (Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional). Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte os focos são direitos e deveres, bem como o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem. Na terceira fase, o aluno desenvolve competências profissionais, como espírito de equipe, inovação, liderança e foco em resultados.
 
Após esta etapa, os jovens terão 160 horas de capacitação profissional no curso escolhido das áreas de gastronomia e turismo. Para ficarem mais preparados para os eventos internacionais eles receberão 60 horas de aulas de inglês. Neste período, serão realizadas palestras com profissionais renomados e visitas guiadas a hotéis, restaurantes e bastidores de eventos. Por fim, o aluno passa por vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho ou podem já ser encaminhados para oportunidades de emprego pelo Click Oportunidades, programa do Senac Rio. 
 
Mais informações no portal do Senac Rio (www.rj.senac.br) ou pelo Disque Senac (4002-2002).
 
Inscrições na Unidade Niterói – Rua Almirante Teffé, 680 – Centro (curso de recepção em meios de hospedagem)
 
 Atenciosamente,
 
Letícia Ester
Coordenação Educacional
Unidades Niterói e São Gonçalo
 
                                 
   www.rj.senac.br/niteroi

4 comentários:

  1. Olá já fiz um curso no Senac Niterói como bolsista de 100% no curso tecnico em Logística mas ainda nao peguei o certificado porque ainda tenho q esperar o meu nome sai no Diário Oficial,gostaria de participar do Portal do Futuro,pois estou dentro da idade porque tenho 20anos.. Poderia me ajudar.Como resolvo minha situação. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc deve ligar para o SENAC até mesmo para ter todas as informações necessárias, pois somente eles da diretoria que poderá te dar alguma solução para o seu caso.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção... fui la na secretaria.. e desbloquei o meu cpf agora tenho que aguardar 7 dias uteis para me inscrever.

      Excluir
    3. Desculpas, nao sabia que tratava de uma dama. Fico feliz que vc conseguiu desbloquear...Qualquer duvida entre em contato de novo.

      Abraços

      Excluir