PRO HOMO: AÇÕES EM DEFESA DE TRANSEXUAIS
Na primeira ação, em reunião com Dra Fabiana, Defensora Pública, da  DP. Especializada de Proteção aos Direitos Humanos,  encaminhamentos para fluxo de ações de retificação do nome civil,  visando possibilitar a Transexuais e Travestis de todo o Estado, que não  possui recursos financeiros a mudança do atual nome civil, que  constrange, por não garantir a identidade sexual destas.
Como  primeira ação judicial para retificação do nome civil teremos como  solicitante a trans Paulett Furacão, recentemente nomeada como  Coordenadora do Núcleo de Políticas LGBT e ex-Coordenadora da Laleska  D'Kapri Associação LGBT. A partir daí divulgaremos os procedimentos para  todos (as) interessados (as) com informações úteis para facilitar a  retificação.
A  PRO HOMO, através do seu Presidente Renildo Barbosa, assessorou a agora  Vereadora Leo Kret do Brasil na retificação do nome civil  em ação  proposta pela Advogada Anhamona Brito anos atrás.
A  partir de agora serão realizados eventos e seminários na Escola  Superior da Defensoria Pública para integração e nivelamento dos  Servidores e com o Movimento LGBT do Estado. Em abril já teremos eventos  e diálogos.
Também  envolveremos o Ministério Público, através das Promotorias de Cidadania  e de acompanhamento das retificações de nome civil, uma vez que as  ações recebem parecer deste Órgão Ministerial.
Hospital das Clinicas - UFBA como referência na cirurgia de "adequação de sexo"
Também  realizamos reunião com Dr Hugo, diretor do Hospital das Clinicas,  estabelecendo agenda e ações que visam facilitar a comunicação entre  Trans (masculinos e femininos) que desejam realizar  procedimentos cirúrgicos e acompanhamento por equipe multiprofissional,  realizando além da adequação do sexo o correto atendimento/acolhimento  através do Sistema Único de Saúde - SUS.
Realizaremos, a partir desta reunião, as seguintes mobilizações:
-  levantamento de Trans que desejam acompanhamento para adequação sexual e  acompanhamento por equipe multiprofissional em todo o Estado da Bahia,  com o objetivo de termos um marco inicial de demandas para o Hospital  das Clinicas da UFBA;
-  sensibilização e capacitação com Servidores do referido Hospital para  que o atendimento/acolhimento não tenham ruídos ou repitam  erros/discriminações a Trans;
-  agenda com a Secretaria Estadual de Saúde - SESAB, através da área  técnica de Políticas para LGBT, uma vez que será necessário o aporte de  insumos e outras questões burocráticas a serem aprovadas pela SESAB.
Serão  socializadas as próximas reuniões, que acontecerão em abril/2012, para  que haja participação de todos (as) interessados (as).
Maiores informações com:
- Renildo Barbosa, 71 9973 9148, renildo.barbosa@gmail.com,  (PRO HOMO - Presidência, CEPDH - Conselho Estadual de Proteção aos  Direitos Humanos - Conselheiro, Fórum Baiano LGBT - Conselheiro de  Ética, IBCM - Coordenador Sócio-cultural)
- Defensoria Pública - Dra Fabiana, Tel. (71) 3116-0527
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário