27 de mar. de 2012

CONVOCATÓRIA - TOD@S NESTA TERÇA NA CÂMARA MUNICIPAL DO RJ‏

ATENÇÃO!!!                                                      

O GRUPO ARCO-ÍRIS CONVOCA A TOD@S PARA ESTAREM NESTA TERÇA, 27/03, ÀS 15H, NA CÂMARA DOS VEREADORES DO RIO DE JANEIRO. 

VAMOS ACOMPANHAR A VOTAÇÃO EM 2ª INSTÂNCIA DO PROJETO DE LEI QUE PROÍBE A DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

SERVIÇO
OCUPAÇÃO LGBT DA CÂMARA MUNICIPAL 
DATA: 27-03 - TERÇA-FEIRA
HORÁRIO: 15h
LOCAL: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
ENDEREÇO: Palácio Pedro Ernesto - Praça Floriano, s/nº - Cinelândia

                                                                                                         
Carta de repúdio do Grupo Arco-Íris a projeto de lei que proíbe material didático pedagógico na cidade do Rio de Janeiro
O Grupo Arco-Íris, organização que luta há 18 anos pela cidadania da população LGBT - que entre muitas das suas atividades, realiza a Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, em Copacabana -, vem por meio desta repudiar iniciativa da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro.
De autoria do vereador Carlos Bolsonaro (PP-RJ), o projeto de lei, aprovado em primeira instância, que "VEDA A DISTRIBUIÇÃO, EXPOSIÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO CONTENDO ORIENTAÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS", é uma afronta à Constituição e aos Direitos Humanos.
Diariamente, jovens LGBT são violentados em suas escolas pela reprodução de preconceitos relacionados à orientação sexual e/ou identidade de gênero, prejudicando o acesso destes(as) jovens, sendo muitas vezes motivo de evasão escolar e até suicídios. 
É preciso deixar claro que a homossexualidade, assim como a bissexualidade e a heterossexualidade, é definida pela ciência como uma expressão da sexualidade humana, não uma opção ou escolha. Desta forma, ninguém pode ser influenciado a mudar sua orientação sexual inata; porém pode aprender a respeitar o próximo.
Reivindicamos a urgência da implementação de políticas educacionais continuadas, compromissadas com os Direitos Humanos e os princípios de nossa Constituição Federal, para enfrentar a homofobia dentro do ambiente escolar e proporcionar aos estudantes LGBT um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo. A utilização de materiais didáticos e pedagógicos que abordem a temática LGBT são um dos instrumentos que podem auxiliar aos educadores a trabalhar o respeito à diversidade dentro da sala de aula.
Por fim, solicitamos à Câmara Municipal do Rio de Janeiro que seja contrária ao Projeto de Lei que proíbe a distribuição de materiais didáticos sobre a diversidade sexual nas escolas, na votação em segunda instância, que se realizará nesta terça-feira, dia 27 de março. Solicitamos também que o nosso Prefeito Eduardo Paes vete o mesmo projeto, caso aprovado, e quaisquer iniciativas que firam a dignidade e corroborem para a exclusão e violação dos direitos humanos da comunidade LGBT carioca.


Rio de Janeiro, 23 de março de 2012

Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT
Rua do Senado, 230 - Cobertura 1 - Centro - RJ - Cep 22231-006
Este email é restrito para divulgar informações e eventos do Grupo.
Contato pelo email arco-iris@arco-iris.org.br
Twitter: @GrupoArcoIrisRJ
Facebook: Grupo Arco-Iris

Nenhum comentário:

Postar um comentário