3 de fev. de 2012

A Travesti Marcelly Malta e a Transexaul Sadessa Vieira do RS em debates em Roraima - Boa Vista‏

ENCONTRO DE PESSOAS TRANS - Debates sobre diversas áreas são promovidos

ENCONTRO DE PESSOAS TRANS - Debates sobre diversas áreas são promovidos

A Associação das Travestis, Transexuais e Transgêneros do estado de Roraima (ATERR) realiza o III Encontro Roraimense de pessoas Trans, com o tema central: “Desafios e Perspectivas”. O evento, que teve início na última quarta-feira (26) encerra-se amanhã (28) e é realizado no Centro Multicultural da Orla Taumanan.
O encontro foi aberto com a exibição de filmes e show de Drags Queen. Já no segundo dia (27) foram iniciados os trabalhos de discussão, que giraram em torno de temas, como humanização das abordagens policiais ao segmento LGBTTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (o 's' se refere aos simpatizantes) e Transfobia no Sistema Carcerário.



Catharina Montiny: “A intenção é mostrarmos para a sociedade que existimos e que também somos pessoas dignas de respeito”


LEI DO NOME SOCIAL
Além disso, um dos temas mais importantes discutidos é a implantação do nome social, conforme lei 0796/2010, nas delegacias e órgãos públicos do Estado. Outra intenção do encontro é a criação de um grupo de trabalho voltado para este público, em Roraima.
“A lei do nome social é uma vitória para o movimento em Roraima, pois foi aprovada pela Assembléia Legislativa de Roraima (ALE-RR) no dia 30 dezembro do ano passado, após decreto do governador do estado, José de Anchieta. Esse foi um dos nossos maiores avanços”, disse Catharina Montiny, presidente da ATERR
DISCUSSÕES
Debates, avaliações e propostas sobre políticas públicas que contribuam para a redução da violência e preconceito contra este público também fazem parte do encontro. Todas as discussões giraram em torno de tópicos voltados a segurança, saúde, educação, emprego e renda.
“A intenção é mostrarmos para a sociedade que existimos e que também somos pessoas dignas de respeito, atenção e que merecemos políticas públicas específicas para o nosso público”, explicou a presidente.
Este ano o encontro conta com participação de travestis de Mucajaí, Iracema e Caracaraí. Além disso, o evento recebe como convidadas de fora, Marcelly Malta, que proferiu uma palestra sobre segurança pública e Sadessa Viera, que abordou assuntos voltados à saúde. Ambas do Rio Grande do Sul (RS).



Marcus Miranda - marcuspdias@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário