20 de jun. de 2011

CURRICULUM VITAE--Sua chave de apresentação…


A Transexual Biatriz Bittercourt (blusa preta) formada em RH falou em nossa reunião do dia 17 de junho no Grupo TransRevolução. Explicou sobre a importância que tem o Curriculum Vitae no pedido de emprego ou na procura do 1 emprego...Aqui segue passo a passo do que foi falado pela a Facilitadora do TransRevolução em nossa reunião.




Trabalho e Sexo

O que é o currículo?

Ele é a sua chave de apresentação…

O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo, e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.
É a sua propaganda, um documento que relata a evolução da sua carreira profissional e, portanto, você deve tomar muito cuidado na hora de elaborá-lo. Procure destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soem como um clarim anunciando quem você é de maneira elegante e agradável. O documento deve conter informações sobre a sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades realizadas anteriormente.
Normalmente, o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você. Dessa forma, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar.
Há algum tempo atrás os currículos tinha um formato diferente de hoje em dia, eram mais extenso (podia vir com uma ou mais folhas), nele nós colocávamos número de nossos documentos e fotos (tanto que havia currículos prontos em papelarias, com um espaço reservado para fotos). Hoje já não fazemos mais assim, os números de documentos e fotos foram instintos do currículo. Por quê? Para preserva o candidato de pessoas que agem de má fé e que poderiam está usando o número da documentação para finalidades ilícitas. E as fotos por motivos éticos.
Antes de começarmos a elabora nosso currículo, devemos saber em que gostaríamos de trabalhar, qual a atividade que queremos desempenhar, de acordo com a nossa formação e escolaridade.
Depois de feito isso, começamos a formata nosso currículo.

Passo a passo...

1º Informações pessoais: Aqui colocamos nosso nome, no caso de nós Trans o nome de registro e nome social, o endereço, o bairro, o CP, a idade, a nacionalidade, o estado civil e contatos como TEL e E-MAIL.

2º Características Pessoais: É nesse espaço onde a gente tem a oportunidade de fala um pouco das nossas qualidades, sem exageros. (nunca é bom mentir na criação de um currículo)

3º Objetivo: Cargo ou função que eu desejo ocupar.

4º Perfil Profissional: É onde falamos de forma resumida das atividades profissionais que temos, levando em consideração que tem de estar de acordo com a vaga ou função que estou me candidatando. Se nunca trabalhei na área, então não a necessidade de por esse item.

5º Formação Acadêmica ou Escolaridade: É o espaço onde falamos/colocamos informações do nosso histórico escolar como, nome da instituição de ensino, qual era o bairro da escola/colégio/faculdade, período de formação e data da formação.

6º Cursos extracurriculares: É o espaço onde colocamos aqueles cursinhos que fizemos como, por exemplo de informática (deixando claro qual o nível/pacote do curso. Se foi informática básico colocar os programas você aprendeu a dominar ( Word, Excel, Windows, Pawer Point, Print)e se foi avançado a mesma coisa (Corel Draw, Excel Avançado e Foto Shop), dentre outros cursos como, línguas etc. Não podemos esquecer de agrega o tempo de duração do curso data de inicio e termino e carga horária.  Nesse item é onde temos a oportunidade de está compensando o fato de talvez não termos experiência na área em que estamos nos candidatando, porem temos uma formação técnica ou profissionalizante que nos capacita para ocupar o cargo/função.

7º Experiência Profissional: Aqui colocamos o nome da ultima empresa que trabalhamos, a função ou cargo que ocupávamos e o período que permanecemos nela (a empresa ).

Aqui estão alguns sites que podem esta ajudando na hora de fazer seu currículo.

WWW.catho.com.br
WWW.manger.com.br


Facilitadora: Beatriz Bittencuort

Telefone: (21) 9358-8762

Nenhum comentário:

Postar um comentário