13 de mai. de 2011

ATO PÚBLICO CONTRA A HOMOFOBIA EM CABO FRIO/RJ


Produção, Promoção e Realização: Grupo Iguais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio/RJ
 Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Neste período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se à orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”, uma “patologia”.

Há exatos 21 anos, ou seja, em 17 de maio de 1990, a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (Homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), e declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.

A partir deste fato histórico o Movimento LGBT Mundial tem priorizado a propagação mundial do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Por esta razão, o dia 17 de maio tornou-se uma data simbólica e histórica para o Movimento LGBT Mundial que incentiva a promoção de eventos de conscientização pública em todas as regiões do planeta, visando chamar a atenção das pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas, inclusive gestores públicos, para a necessidade cada vez mais urgente de combater e exterminar a homofobia, em suas mais diferentes formas de manifestação e ação (homofobia, lesbofobia e transfobia) e, assim, evitar que cada vez mais pessoas inocentes da sociedade continuem sendo brutal e covardemente assassinadas por causa de suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero.

Em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, os eventos alusivos ao dia 17 de maio têm por objetivo chamar a atenção dos governos e da opinião pública para a lamentável realidade de opressão, marginalização, de total discriminação e exclusão social em que vivem milhares de cidadãos e cidadãs LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) em todos as 27 Unidades Federativas do Brasil, e também em todos os países do mundo.

Em 2010, segundo dados recentemente divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a homofobia matou, com extrema crueldade e violência, cerca de 260 homossexuais em território brasileiro. Esta, é uma realidade sangrenta que precisa ser extirpada. Esta é a nossa luta. Junte-se a nós!



O ATO – 
Para marcar a data e homenagear a Lei Municipal nº 2.334 de, 7 de Janeiro de 2011, que Institui o dia 17 de Maio como dia Municipal de Combate a Homofobia, e seu autor, o saudoso vereador Aires Bessa de Figueiredo, brutalmente assassinado no 2º Distrito de Cabo Frio, este ano – ele que foi um cidadão e político verdadeiramente compromissado com os direitos humanos, sobretudo do segmento LGBT – a organização não-governamental “GRUPO IGUAIS” vai promover, no próximo dia 17 de maio, na Praça Porto Rocha, no período das 11h00 às 17h30, um Ato Público Contra a Homofobia.

Ratificamos que os pronunciamentos de autoridades políticas, personalidades públicas e lideranças da militância LGBT local ocorrerá a partir das 15h00. Informamos também que teremos a participação de parceiros importantes da sociedade civil prestando os seguintes serviços à comunidade:

- OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), prestando atendimento jurídico a população;

- Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, fazendo ações preventivas;

- Superintendência de Igualdade Racial em conjunto com o Grupo Iguais, realizando uma pesquisa pública e distribuindo material informativo.

-Igreja Contemporânea, Igreja Inclusiva que estará distribuindo Panfletos Informativos sobre seus trabalhos.

-Teremos também música ao vivo e performances de artistas locais.

O Ato Público Contra a Homofobia é uma promoção do Grupo Iguais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio/RJ.


Participe conosco deste grande evento.


Assessoria de Comunicação,
GRUPO IGUAIS 
CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O PRECONCEITO E INCLUSÃO SOCIAL
CNPJ: 09.014.740/0001-51
Telefones: (22)9945-5872,(22)9203-9173, (21)7865-2786 Id:119*73631
grupoiguais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário