22 de dez. de 2011

Javali de Natal faz sucesso nos Restaurantes Cidadão‏

Javali de Natal faz sucesso nos Restaurantes Cidadão



Receita do chefe francês Claude Troigros foi servida nas 16 unidades do estado


Danielle Rabello


 As 55 mil pessoas que almoçam diariamente nos dezesseis Restaurantes Cidadão do Estado do Rio de Janeiro ganharam um presente de Natal antecipado, nesta terça-feira, 20 de dezembro. As unidades realizaram um almoço com cardápio especial, com receita do chef francês Claude Troigros: penne com javali assado, desfiado com castanha de caju e passas.

A novidade agradou a muitos frequentadores dos restaurantes, que não haviam provado a iguaria.

“É bem diferente das carnes que já comi. Tem um gosto adocicado, mas muito bom. Moro no Sapê e venho sempre aqui almoçar porque a comida é ótima. Para o Ano Novo poderiam fazer um perú assado com maionese”, sugeriu a dona de casa Helena Santana da Silva, de 55 anos, que almoçou no Restaurante Cidadão Jorge Amado, em Niterói.

O professor de matemática Francisco José dos Santos Silva, de 58 anos também aprovou o cardápio natalino.

“Eu nunca tinha comido javali e aproveitei para experimentar. Tá aprovadíssimo! Poder comer uma comida dessas a R$ 1 é ótimo, principalmente para os menos favorecidos, que talvez não tivessem chance de experimentar um prato desses”, contou o professor.

Apreendidos pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) em uma Área de Proteção Ambiental em Nova Friburgo, os javalis foram doados à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que reservou a iguaria para o tradicional almoço de Natal dos Restaurantes Cidadão.

“Esta é uma ação conjunta no sentido de combater a criação ilegal em áreas ambientais. Ao mesmo tempo estamos democratizando a culinária francesa porque o Claude é, sem dúvida alguma, o chef mais reconhecido do Rio de Janeiro e fez uma receita muito especial. Estas pessoas que estão aqui e nos outros restaurantes somam cerca de 50 mil pessoas, então na verdade são muitas pessoas tendo acesso ao javali com a receita do Claude, em todas as regiões do estado. São quase 50 mil pessoas que nunca tiveram acesso a culinária francesa, muitas não sabem nem o que é javali, então de fato essa iniciativa é muito interessante, porque combate os criadouros ilegais e garante a democratização de uma alimentação mais refinada para uma população que nunca teve acesso a esse tipo de carne”, disse Rodrigo Neves, que almoçou no Restaurante Cidadão de Niterói na companhia do secretário Carlos Minc e do próprio chef Claude Troigros.


Os 316 javalis apreendidos foram avaliados para o consumo e enviados a um frigorífico especializado em São Paulo e depois de abatidos retornaram ao Rio. No último sábado, os chefs de cozinha e nutricionistas dos dezesseis Restaurantes Cidadão estiveram no Restaurante Olympe para aprenderem o preparo do javali com o chef Claude Troigros.

“Eu queria destacar também que houve um treinamento dos cozinheiros e nutricionistas do restaurante cidadão e o Claude teve o carinho de autografar cada um dos livros que ele deu no treinamento. Esse carinho, essa dedicação também serve como estímulo a nutricionistas e cozinheiros que atuam na segurança alimentar dos restaurantes, mexe com a auto-estima dos servidores”, agradeceu Neves.

Generoso, Claude agradeceu a oportunidade de poder cozinhar para tantas pessoas.
"Eu que agradeço a oportunidade de poder conhecer o trabalho incrível que vocês fazem e poder me envolver numa ação que dará alegria para muita gente", finalizou o mais carioca dos chefes franceses do Rio.
Já o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, ressaltou que além de alimentar o povo, combate o crime ambiental.

“Comer javali do Claude a R$ 1 real não é todo dia. Além disso, os chefs dos Restaurantes Cidadão tiveram uma oportunidade única de conviver com o nosso grande chef, que sabe encantar a burguesia e hoje tem a oportunidade de propiciar isso a tanta gente”, disse Minc. 


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos
(21) 2334-5533 / (21) 2334-5519 / (21) 2334-5535

Nenhum comentário:

Postar um comentário