10 de ago de 2011

O Vale do Paraíba sediará Encontro Regional de Travestis e Transexuais


Acontece entre os dias 17 a 20 de setembro de 2011, na cidade de São José dos Campos/SP, capital do Vale do Paraíba, o 6º Encontro Regional Sudeste de Travestis e Transexuais. O evento que tem caráter deliberativo para o Movimento Político Organizado da região e é uma importante ferramenta na discussão pelos Direitos Humanos destes segmentos. A abertura do Encontro será iniciada a partir das 12h00 do dia 17/09, com credenciamento de tod@s @s participantes.
Com o apoio e financiamento da CSP-CONLUTAS e demais sindicatos afiliados, terá como slogan principal: DIGINIDADE E CIDADANIA: AGORACHEGOU A NOSSA VEZ!
A edição deste ano contará com diversas temáticas (veja programação) que tratarão de forma objetiva e direta da inclusão social, através de assuntos atuais, tais como: A aprovação do PLC 122/06 e o veto ao KIT ANTI-HOMOFOBIA, elaborado pelo Movimento Nacional LGBT em parceria com o Ministério da Educação, a discussão das modificações corporais assistidas pelo SUS, o acesso às políticas de inclusão social e formação de parceria com os sindicatos existentes e da campanha internacional pela DESPATOLOGIZAÇÃO do transexualismo e do travestismo. A expectativa é de que cerca de 80 (oitenta) pessoas participem de mais esta edição do Encontro Regional Sudeste, que já faz parte do calendário oficial da ANTRA (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais).
Os representantes e as lideranças das entidades ligadas ao Movimento Nacional de Transexuais e Travestis contarão também com a presença de membros do Executivo Nacional e Paulista, além de representantes das áreas de Saúde, Educação, Trabalho, Habitação, Segurança e Lideranças Sindicais, dos 4 estados da região sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é discutir políticas públicas, de ação efetiva, que serão encaminhadas aos governos municipal, estadual e federal.

Histórico 
Os Encontros Regionais Sudeste nasceram a partir de 2005, graças à insatisfação das Travestis e Transexuais que não se viam contempladas nas discussões de gênero e sentiam necessidade de aperfeiçoar a organização dos grupos que, até então, as representavam. A primeira edição aconteceu no município de Campinas/SP e teve como tema “Construindo Estratégias para o Futuro”. Nos anos seguintes o Encontro Regional Sudeste passou por outras cidades da Região, tais como: Rio de Janeiro/RJ (março 2006) onde o tema foi: “As Igualdades Unem, mas somente as Diferenças Enriquecem”, Iriri/ES (maio/2007), Belo Horizonte/MG (julho/2009), o qual teve por tema “Travestis/Transexuais e Respeito: Já está na hora deste dois serem visto juntos”, em resgate à campanha de 2004 do Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. E, em novembro de 2010, teve por tema “Um Olhar Diferente para a Cidadania Trans”, realizado na cidade de São Paulo/SP.


Oficinas e Propostas 
O 6º Encontro Regional Sudeste de Travestis e Transexuais, promoverá Mesas Expositivas, Rodas de Conversa e Grupos de Trabalho sobre os seguintes temas: Política e Cidadania, DST/HIV/AIDS, Saúde Física e Integral, Segurança Pública, Direitos Humanos e Militância Política Regional.
A realização mais uma vez é do Instituto APHRODITTE-SP, com o apoio da ANTRA e do Fórum Paulista de Travestis e Transexuais e em parceria com o Programa Municipal, Coordenação Estadual e Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania através da Coordenadora Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, do governo do Estado de São Paulo, que enfocam que a preparação é fundamental para lutar pela sensibilização governamental. “Existe um preconceito velado contra travestis e transexuais, que ao contrário dos homossexuais (gays e lésbicas) ainda não perderam o status patológico; elas ainda sofrem a discriminação diária por conta da ignorância pública (transfobia) e por assumirem uma Identidade diferente do que constam em seus documentos de registro”, afirma Fernanda de Moraes, organizadora do Evento.
As Travestis e Transexuais participantes do evento acreditam na necessidade da aplicação de políticas específicas e estratégicas de cotas para esta população principalmente nas áreas de educação, habitação e trabalho como forma de incentivar e acelerar a inclusão social.
Tod@s @s participantes receberão CERTIFICADO de participação do evento, e, para se inscrever é só enviar e-mail para: institutoaphroditte.sp@gmail.com e/ou 6encontroregionalsudeste.sjc@gmail.com e solicitar a FICHA DE INSCRIÇÃO à organização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário