12 de jul. de 2011

Hepatites Virais Como saber se você entrou em contato com os vírus B e C da Hepatite?

As Hepatites B e C são infecções do fígado causadas por vírus. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus sem saber

Não compartilhe agulhas nem seringas. Exija material esterelizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, se fizer tatuagem, colocar piercing, se fizer uso de hormônios ou aplicação de silicone.

Como se pega?

As Hepatites B e C são transmitidas através do sangue, sendo que a Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (sexo oral, anal e vaginal) e muito fácil de pegar. Muito cuidado ao utilizar agulhas, giletes, seringas, alicates e materiais de manicure e pedicure (lixas de unha, pau-de-laranjeira, espátula de cutícula, esmalte).

Use camisinha em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal).

1.Abra a embalagem com cuidado para não furar a camisinha - nunca com os dentes. Coloque a camisinha apenas com o pênis duro. 2. Aperte a ponta da camisinha (sem torcer) para tirar o ar e encaixe na ponta do pênis, deixando uma pequena folga para servir de depósito. Desenrole a camisinha até que o pênis fique todo coberto. 3. Ao final da relação, retire a camisinha com o pênis duro, puxando em cima e segurando por baixo para evitar que o esperma vaze. 4. Dê um nó e jogue no lixo. Nunca reutilize a camisinha.

Só com exames de sangue específicos é possível saber se a pessoa está ou não com Hepatite.
Para obter essa informação procure um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou uma Unidade Básica de Saúde para fazer o teste.
As Hepatites B e C podem ficar graves e evoluir para cirrose e câncer de fígado. Existe tratamento e é indicado em alguns casos.
Você pode obter informações nos postos de saúde mais próximos de sua casa.

Quem recebeu transfusão antes de 1993* deve fazer o teste para Hepatite C
*A partir desta data, o controle do banco de sangue passou a ser mais rigoroso.

Hepatite B tem vacina disponível na rede pública. Para ficar protegido é preciso tomar três doses.
Para Hepatite A, a vacina está disponível somente na rede privada.
Travestis e Transexuais devem procurar os serviços de saúde para se vacinar.
Como se prevenir? Existe vacina?

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) e o Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais (PNHV) informam que a vacina contra hepatite B está disponível nas Salas de Vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos de maior vulnerabilidade, independente da faixa etária, onde estão incluídos:
• lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT),
• homens e mulheres que mantém relacões sexuais com pessoas do mesmo sexo (HSH e MSM),
como descrito no Parecer Técnico Nº 04/2010/CGPNI/DEVEP/SVS/MS e DST-AIDS e Hepatites Virais/SVS/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário