29 de jun. de 2011

NOTA OFICIAL DO GRUPO ARCO-ÍRIS EM RELAÇÃO ÀS DECLARAÇÕES DA DEPUTADA MIRIAN RIO

NOTA OFICIAL DO GRUPO ARCO-ÍRIS EM RELAÇÃO ÀS DECLARAÇÕES DA DEPUTADA ESTADUAL MYRIAN RIOS

O Grupo Arco-Íris lamenta as declarações da Deputada Estadual Myrian Rios (PDT-RJ) em seu discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 21 de junho. Na ocasião estava sendo votada a PEC 23/2007, de autoria do deputado Gilberto Palmares (PT-RJ), emenda que inclui na Constituição Estadual, a orientação sexual como direito de expressão do cidadão fluminense, protegida de discriminação.

A deputada, ligada ao movimento de Renovação Carismática, da igreja Católica, subiu à tribuna e atacou o projeto, reproduzindo os argumentos da bancada evangélica, exigindo o direito de demitir uma babá ou um motorista se estes fossem homossexuais.

A justificativa para isso era o temor de que estes profissionais pudessem de alguma forma influenciar na orientação sexual de seus filhos, ou pior, abusar sexualmente dos mesmos. Num total desrespeito e desinformação, a deputada reproduziu um argumento cruel e mentiroso, que associa a homossexualidade à pedofilia.

Esperávamos mais da ex-atriz e deputada Myrian Rios, pois em seus tempos de televisão, com certeza ela deve ter convivido e atuado com vários homossexuais, numa relação profissional, onde a sexualidade de seus colegas não era algo então relevante. Acreditamos que a deputada está perdida em sua função parlamentar. Ela não está exercendo o papel de atriz, interpretando o texto dos outros, mas deve ter a noção de que o dever de um/a deputado/a é legislar para todos, valendo o direito de igualdade na Constituição Federal, que é o livro que rege a nossa Nação.

O Grupo Arco-Íris repudia a associação da homossexualidade à pedofilia, que é um crime odioso, que deve ser punido exemplarmente, conforme a lei.

Cobramos ainda do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que tome providências em relação à deputada por ferir um dos compromissos prioritários do partido, o de combater todas as formas de discriminação.

Basta de homofobia e discursos demagógicos. Por uma cultura de paz, respeito e igualdade.

Rio de Janeiro, 28 de junho de 2011

Julio Moreira

Presidente - Grupo Arco-Íris
Secretário do Fórum de Grupos LGBT do Estado do Rio de Janeiro
1o Secretário do Conselho Estadual dos Diretos da População LGBT do Rio de Janeiro
+55-21-9318-0047// +55-21-2215-0844 // +55-21-2222-7286
Skype: juliomoreira77

Nenhum comentário:

Postar um comentário